segunda-feira, 26 de março de 2007

Canterbury

(Canterbury, 24/03/2007 – 22h30) Hoje o céu está muito nublado. Resolvi não fotografar a catedral, tentarei amanhã pela manhã. A cidade de Canterbury está bem movimentada. É um dos principais pontos turísticos da Inglaterra por causa da antiga catedral, com quase 900 anos. Aproveitei para fazer algumas fotos em preto e branco.


A chuva, ou melhor, uma garoa fina, cai quase que ininterruptamente. As pessoas parecem não se incomodar. O mais impressionante são as mães que andam com as crianças e nenéns pelas ruas como se estivessem em um shopping center. Duvido que a minha irmã levasse o João Pedro, com poucos meses de idade, para passear nesse tempo. Mas para os europeus isso é normal. Aproveitei para tomar uma sopa de tomate, deliciosa!

Já estou bem mais a vontade para falar inglês. Consigo entender melhor o que as pessoas falam, e faço perguntas um pouco mais elaboradas. De uma forma geral, as pessoas no interior da Inglaterra são muito amáveis. Encontrei uma filial do Prezzo aqui também, e não tive dúvidas sobre onde seria o meu jantar. Falo que sou brasileiro para a garçonete, inglesa, e ela responde um “obrigada“ cheio de sotaque.

Umas das coisas que eu não gosto na Inglaterra é que os lugares fecham depois das 19 horas. No máximo ficam até 20 horas. Depois disso você só encontra abertos restaurantes, pubs e as danceterias. Não achei até agora nenhum café 24 horas, mesmo em Londres.


São 8 horas da noite. Volto para o hotel, bem simples, que fica no centro da cidade ao lado da catedral. Somente é possível visitá-la durante o dia. Vejo que ela está iluminada, e que algumas pessoas bem vestidas estão entrando pelo portão. Com a máquina na mochila entro no meio destas pessoas e consigo passar pelo segurança. Tiro várias fotos externas e percebo que dentro tem um coral se apresentando. Tento entrar na igreja, mas sem o ingresso sou barrado. Pedi e consegui tirar uma única foto do coral.

No hotel pergunto se há algum ponto no qual eu possa fotografar a catedral. A recepcionista me leva até o ultimo piso, e me indica uma janela com uma vista privilegiada. Ligo o notebook e começo a escrever esta postagem olhando para a imagem maravilhosa da catedral. Alguns minutos depois me trazem café com leite. Quanta gentileza! Consigo pegar o sinal da internet da Starbucks que fica ao lado, e vejo que o Palmeiras ganhou novamente. Já estamos em terceiro lugar no campeonato paulista! Será que bastou eu ficar distante para que o time jogue melhor???

O quarto do hotel é engraçado, pois está totalmente fora de nível. Se soltar uma caneta no chão ela sai rolando. Durante a noite tenho que segurar o cobertor senão ele cai......... Sei que é difícil acreditar, mas....

Por aqui estou comendo relativamente bem. Aproveito o café da manhã, que em geral é bem servido. No almoço como alguma coisa leve, e depois tenho um bom jantar. O meu organismo já se acostumou a seguir esta rotina, que é diferente da que eu levo no Brasil. O restaurante que mais gostei até agora é uma cantina italiana chamada Prezzo que você encontra aqui e em Salisbury. Acho que em Londres também tem uma filial. Adorei uma barra de cereal que eles têm por aqui chamada BrunchBar, muito melhor que o nosso Nutri.

(London, 26/03/2007 – 23h00) Valeu a pena ter esperado o domingo para fotografar a catedral. O céu amanheceu azul, e ficou assim o dia inteiro.

Para quem gosta de historia e de construções antigas como eu, Canterbury é o passeio mais interessante de todos os que eu fiz até agora. Ao redor da catedral você encontra uma vila medieval incrivelmente conservada. Gastei umas três horas para percorrer todos os caminhos.

Eu entendo quem não gosta deste tipo de passeio ou de fotografia. Estou pensando em fazer um ensaio sobre a forma como as pessoas se vestem por aqui. Vai ser meio difícil por que ninguém gosta de ser fotografado sem saber a razão, mas vou pensar numa forma de fazer isto discretamente.

Antes de sair da cidade visitei a igreja de St Martin, a mais antiga igreja em uso continuo na Inglaterra, com 1.500 anos desde a sua construção original. Ela sofreu reformas ao longo dos tempos, mas ainda assim vale a visita.

Tentei tomar a sopa de tomate novamente, mas o restaurante estava fechado. Eram 4 horas da tarde e a cidade ainda estava com muitos visitantes. É realmente difícil de entender os horários por aqui! Acabei parando em um restaurante japonês, o Wagamama, e comi macarrão com frango. Era bem gostoso, mas muuuuuuuuuito apimentado, um dos mais fortes que já comi. Quem me conhece sabe que eu tenho um tipo de reação alérgica a pimenta, e isso faz com que minha face fique molhada. Acho que nem numa sauna eu suaria tanto!

Voltei para Londres à noite e fui para o flat. Seria a minha quinta cama diferente na viagem. Ao chegar encontrei o Sebastien, francês, e o Sergio, italiano. Serão os meus companheiros de flat nas próximas 3 semanas. Eles dividem um quarto, e eu fico no aposento menor. Era aniversário do Sergio, e para comemorar tomamos uma tequila. O Sebastien trabalha na London Solution, e eu já o havia conhecido quando contratei o quarto. Eles têm 21 anos e não conseguem entender como alguém da minha idade está fazendo uma viagem como essa. De uma forma geral as pessoas que tenho conhecido na viagem têm entre 20 e 25 anos. Os europeus, principalmente, passam uma temporada longe de casa antes de entrar na universidade.

No meu quarto consigo pegar o sinal da internet. Aqui na Inglaterra tem sido muito fácil conseguir acesso, mas acredito que em outros paises as coisas não serão tão simples.

Ao invés de pegar o metrô, hoje caminhei pela cidade. Sai de Notting Hill e fui até Leicester Square, no centro de Londres. Atravessei o Hyde Park, e passei por ruas famosas como Oxford e Bond Street. Andei por Piccadilly Circus e por Trafalgar Square. Sempre gostei de romances policiais, e muitos dos livros que li falavam destes lugares e da Scotland Yard.

Hoje nas aulas conheci novos colegas. Da Alemanha, das Filipinas e da Síria. A escola parece uma filial da ONU! Gostaria de encontrar pessoas dos paises asiáticos que irei visitar. Quem sabe nas próximas semanas.

Hoje fui comer na Pizza Express, aqui em Notting Hill. Pedi o recheio mais saboroso que encontrei, com arenque, azeitona e ovo cozido. O sabor não tinha nada de especial, e a massa era muito grossa para o meu gosto.

Consegui comprar um ingresso por um bom preço, então amanhã vou assitir We will rock you!

7 comentários:

Anônimo disse...

Sugestão:

Informe o fuso horário dos locais.

As fotos estão lindas. O Claudio comentou a mesma coisa da Alemanha, em relação aos passeios das crianças, aqui qualquer ventinho ja agasalhamos os bebês. Ah! A sopa parecia estar linda...

Beijos

Anônimo disse...

Edu, tá tudo muito legal. To apaixonada pelo teu jeito de descrever as coisas. Bom também saber que vc adora arte, história e a cultura em geral. Continue, to curtindo bastante. Patricia Brito

Anônimo disse...

Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account
it. Look advanced to more added agreeable from you!
However, how can we communicate?

my site - tibet travel agency

Anônimo disse...

Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the ebook in it or
something. I feel that you simply can do with a few percent to power the message house a bit, but instead of that, that is fantastic blog.

An excellent read. I will certainly be back.


Here is my webpage - tibet travel tour

Anônimo disse...

Everyone loves what you guys tend to be up too. This type of clever work and exposure!
Keep up the awesome works guys I've included you guys to blogroll.

Feel free to surf to my webpage explore travel agency

Anônimo disse...

My developer is trying to convince me to move to
.net from PHP. I have always disliked the idea
because of the expenses. But he's tryiong none the less. I've been using WordPress
on a number of websites for about a year and am worried about switching to another platform.
I have heard fantastic things about blogengine.net. Is
there a way I can import all my wordpress posts into it?

Any help would be greatly appreciated!

Look at my web blog what is travel and tourism

Anônimo disse...

Ola Edu!
Meu nome eAriana e estamos indo morar em Canterbury e procuro todos os sites para conhecer um pou o da cidade antes de ir. Tenho três filhos. Vc comentou dd um hotel barato ao lado da catedral, v lembra o nome dele e o preço. Precisamos de algo barato enquanto nao alugamos a nossa casa. Muito obrigada! Aguardo retorno.