sexta-feira, 23 de março de 2007

The book is on the table!

(London, 22/03/2007 - 21h00) Esta é a segunda vez que venho para Londres. A primeira foi há 15 anos, e confesso que não gostei tanto, me senti perdido na cidade. Afinal de contas, era a minha estréia em viagens internacionais. Não comi bem, gastei mais do que podia. Mas ela merece uma segunda chance!

Londres é uma cidade que provoca várias emoções. Logo ao chegar é possível perceber que há pessoas de todos os lugares do mundo: chineses, coreanos, indianos, suecos, franceses, russos e brasileiros, muitos brasileiros. Provavelmente em algumas regiões da cidade há menos ingleses do que pessoas de outras nacionalidades.

A forma mais fácil para um turista andar em Londres é pelo metrô. As estações estão espalhadas por toda a cidade. Você compra um cartão que funciona de forma semelhante ao bilhete único de São Paulo. Porém, diferente de Sampa, há uma diversidade de tarifas que nem sempre é fácil de entender. Comprei o passe semanal para andar a vontade pelas principais regiões e não ter que fazer muitas contas.

A caminhada entre a estação de metrô High Street Kensington e o albergue da juventude é de 1 km. A mala com rodinhas ajuda, mas uma chuva fina começa a cair. Coloco blusa, luvas, capa de chuva e sigo meu caminho. Ando uns 5 minutos e logo a chuva pára. Esta é uma característica da cidade: o clima muda o tempo todo! Faz sol, chove, neva. A neve é fina, você quase não sente, mas é um pequeno espetáculo para quem, como eu, não está acostumado.

Numa destas mudanças de clima, eu coloquei as luvas no mesmo bolso em que estavam algumas moedas e a chave do cadeado que uso para guardar minhas coisas no albergue. E ao retirar as luvas, a chave caiu e foi para uns 2 metros na minha frente. Isso não seria um problema se eu não estivesse tão perto dos trilhos do metrô. Felizmente, por poucos centímetros, a chave resolver não me dar dor de cabeça.

O albergue fica dentro do Holland Park, bem localizado e próximo de lojas e restaurantes. A foto que ilustra esta postagem é da rua que acessa o albergue. Descobri um cinema nas proximidades e fui assistir no domingo ao filme The Good German com o George Clooney (não sei se o nome dele é assim, mas como estou escrevendo sem acesso a internet não tenho como conferir). Foi mais uma oportunidade para treinar o inglês, já que aqui não tem legendas.

Com a carteira de alberguista você consegue um desconto de £ 10 para £ 6. Em reais, seria algo como de R$ 40 para R$ 24. Por estes preços dá para perceber como as coisas são caras na cidade. Aliás, isto é uma unanimidade, e não foi uma novidade para mim: Londres é uma das cidades mais caras do mundo. Para o bem do meu orçamento, espero que as outras cidades do roteiro sejam muito mais em conta do que aqui. Ontem voltei ao cinema para assistir The Blood Diamond, ótimo filme com o Leonardo di Caprio (será que acertei o nome desta vez?). Consegui entender relativamente bem os dois filmes, e isso me deixou animado com o meu inglês.

Para os meus amigos que estão ou que já saíram da Visanet: é impressionante como o cartão com chip faz parte do dia a dia da população. E as lojas, pelo menos as que eu freqüentei, todas têm o terminal preparado para isto. Vocês acreditam que em 2 lugares o caixa não sabia utilizar o meu cartão de tarja magnética? Outra facilidade é que pela internet eu pago tudo com o cartão de credito: ligações telefônicas usando o Skype, tiquetes de metrô, reservas em hotéis, mesmo os de pequeno porte, passagens de ônibus intermunicipais, etc.

Na segunda-feira fui até a escola de inglês. Fiz um teste escrito, acertei uns 70%, e passei por uma entrevista. Pedi ao professor para repetir algumas frases, uma ou outra eu respondi errado, e no final ele me colocou numa classe de upper intermediate.

O curso que me matriculei funciona da seguinte forma: quatro horas diárias de aula, sendo uma de conversação e três do que eles chamam de General English. Embora tenha como finalidade fazer com que você se expresse com correção, a dinâmica da aula faz com que a parte oral seja muito mais exigida do que a parte escrita. Era isso mesmo que eu queria!

Eu gostei muito da escola, dos professores e dos colegas de classe. A escola tem uma ótima infra-estrutura, permitindo que eu passe um bom tempo conectado à internet. O curso vai das 12h às 16h. O horário não é muito bom, mas o preço é bem menor do que se fosse pela manhã. Douglas, o professor de conversação, é da Nova Zelândia e faz com que a aula seja bem dinâmica e divertida. Mas fiquei impressionado com a professora Katie. Ela é londrina, linda (embora eu não seja tão bom para comparar fisionomias, posso me arriscar e dizer que ela me lembra a Cameron Diaz) e muito teatral ao conduzir a aula.

Meus colegas têm múltiplas nacionalidades: 7 da Suécia, 2 da Rússia, 1 da Noruega, 1 da Itália, 3 da Coréia, 1 de Camarões e mais 2 brasileiros além de mim. De uma forma geral os europeus têm a expressão oral mais desenvolvida do que a escrita. O que é bom para mim. Estou aproveitando as aulas para conversar bastante. Um ponto adicional merece ser destacado: em muitos dos exercícios você explora as diferenças culturais entre os paises, o que permite conhecer um pouco sobre como eles pensam e agem.

Aproveitei estes dias para planejar o que fazer nos próximos finais de semana. Decidi viajar neste sábado para Canterbury, mais uma cidade medieval do interior da Inglaterra. E no feriado, entre 6 e 9 de abril, vou até Barcelona. Aliás, este é um dos poucos feriados europeus deste ano, e a tendência é que todo mundo queira viajar. Consegui um vôo da Ryanair por um ótimo preço. Para quem não sabe, as companhias aéreas européias de baixo custo fazem enorme sucesso e tem um processo de vendas pela internet semelhante ao da Gol no Brasil. A principal diferença com a Gol, pelo pude perceber, é que elas operam em aeroportos secundários, que tem custos operacionais e tarifas de embarque inferiores aos dos aeroportos principais. No caso de Londres o aeroporto não é tão distante da cidade, mas em Barcelona terei um deslocamento de ônibus de pelo menos 110 km para chegar à cidade. Da mesma forma utilizei pela primeira vez os serviços da RatestoGo para reservar o hotel em Barcelona. Depois desta pequena viagem eu conto se valeu a pena ou não.

Durante a semana o albergue recebeu pelo menos 2 excursões de crianças e adolescentes, e como isto está me incomodando resolvi procurar outro lugar para ficar. Por recomendação de um sueco, colega da escola, eu consegui alugar um quarto individual em um flat que possui cozinha, lavanderia e banheiro compartilhados. O preço é praticamente o mesmo do albergue. Fica aqui uma dica: esse mesmo tipo de acomodação, se eu reservasse no Brasil, sairia quase 50% mais caro. Se você vier para se hospedar por pelo menos uma semana procure a London Solution.

Para matar a saudade, hoje falei com a minha mãe por meio do Skype. A qualidade da voz é boa, e o custo da ligação para um telefone fixo é de R$ 0,06 por minuto, além de uma tarifa por ligação de menos de R$ 0,50.

Nesta semana não tirei fotos, pois fiquei bastante tempo na escola acertando todas estas coisas. Na próxima semana começa o horário de verão, e com isso terei pelo menos 3 horas durante a tarde para fotografar a cidade. Também quero visitar alguns museus. Tenho vontade de ver algum musical por aqui. Há 15 anos assisti The Phantom of the Opera, e desta vez eu penso em assistir We will rock you, pois gosto muito do Queen.

Dicas adicionais sobre o que fazer em Londres são muito bem vindas!

6 comentários:

Unknown disse...

Ola!!!...acabo de ler em um só fôlego todo o blog...amei!!!Uma coisa é imaginar alguém "dando a volta ao mundo" outra muuuuuuuito diferente é ter ter acesso a tudo o que isso precisa envolver....Edu,obrigada por compartilhar isso!!!Acaba de ganhar mais uma companheira virtual!!!!!!!!Muuuuuuuuuuuuita luz pra vc por aí!!!bjks Aninha

Leo Mayrinck Photos disse...

puts que legal ta sendo te acompanhar Eduardo, to cada vez mais pilhado de fazer a minha volta...bom vi que vc vai pra Barcelona, cara amo aquela cidade, morei la um ano foi demais..nao deixe de andar nas Ramblas, no park Guell, sagrada familia, os museus, o do picasso é meio escondido mais muito maneiro, morei pertinho dele em uma pensao, tem um albergue bem nas ramblas no centro da cidade...legal la coma a paella, o doce de figo do mercado nas ramblas uma delicia, tem um pao com tomate tambem muito bom em barceloneta...se gosta de esportes va ate a vila olimpica, pega o metro ate a praca de Espanha e depois vai caminhando, é uma boa caminhada mais vale a pena.....curta bem abracao

Anônimo disse...

Maravilhosa esta oportunidade que tu estas proporcionando para teus amigos virtuais. Com certeza, tu nos tiras do cotidiano e do simples imaginário e nos percorremos contigo ruas, ruelas, pontos, marcos enfim, nos carrega pela mão detalhando tudo o que vê. Continue enchengo estas páginas, eu e muitas pessoas esperaremos pra lê-las. Um grande abraço, Patrícia Brito.

Unknown disse...

Ola!!! Me chamo Ari, sou amigo do seu cunhado Claudio, almoço com ele todos os dias e ele q me deu o endereço de seu Blog. Vou viajar para Europa dia 07/04/07, minha primeira parada é Lisboa, sempre sonhei em conhecer Portugal, depois vou para Barcelona, pretendo assistir o jogo do Ronaldinho dia 15/04/07 e conhecer o Estadio do Barcelona...Depois vou para Italia e finalizando França..Caso vc tenha alguma dica de Hoteis baratos, lugares, etc para me indicar eu agradeceria muito, é minha primeira viagem para fora... Adorei seu Blog, vc escreve de um forma q prende agente a ficar lendo e passa toda sua emoção pra nós..
boa sorte.. e um grande abraço..

Unknown disse...

Interessante a proposta de se permitir fazer esta viagem maravilhosa de conhecer o nosso planeta registrar na mente na máquina e compartilhar com os amigos.
BOA VIAGEM E QUE CONTINUE COM AS MARAVILHOSAS FOTOS.
ABRAÇO DE 36 ANOS... HEHEHE

Unknown disse...

registrou, publicou e compartilhou com os amigos.
Um grande abraço!BOA VIAGEM!!!