terça-feira, 10 de abril de 2007

Viva Barcelona!!!

(Barcelona, 09/04/2007 – 01h40) Como é bom voltar para a Espanha! Gosto muito daqui, especialmente de Madri e de Granada. Tenho ótimas lembranças. Por vários motivos nunca estive em Barcelona, e finalmente tenho a oportunidade de eliminar esta lacuna.

Sobre o vôo para cá, utilizei os serviços da Ryanair. Os horários foram respeitados e o preço da passagem foi muito bom. Como se trata de uma companhia aérea de baixo custo, comida e bebida dentro do avião são pagos, as poltronas não reclinam e o espaço para as pernas é bem reduzido. Além disso, tanto em Londres quanto em Barcelona, para chegar ao aeroporto há um translado de ônibus de 1,5 horas. Eu não vejo nenhum problema nestas coisas, principalmente em se tratando de um vôo de duas horas.

Ao chegar em Barcelona tenho que perguntar onde fica a entrada do metrô. As perguntas surgem em inglês na minha cabeça........... Nesta hora percebo o efeito das três semanas na Inglaterra! Andar de metrô é bem fácil, e em poucos minutos chego ao hostel. Trata-se de uma residência estudantil a 20 minutos do centro da cidade. O prédio é novo e o preço muito bom. O site do hostel é
http://www.agorabcn.com/. Havia solicitado um quarto há pelo menos uma semana pelo sistema de reservas da Rates to Go. Tudo funcionou bem, e o hostel tinha a minha reserva correta.

Saio para jantar umas nove horas, vou conhecer as Ramblas e fico impressionado como o movimento nas ruas. Acho mais interessante caminhar pelas estreitas ruas do centro histórico, com menos movimento e com vários bares e restaurantes. Escolho um restaurante que não tem cara de ser turístico. A principal refeição dos espanhóis é o almoço, e o garçom se espanta quando peço uma paella. Eu explico que estou com fome, pois não tive como almoçar direito por causa do vôo. Na Espanha os horários são muito diferentes em relação à Inglaterra. Saio do restaurante meia noite, e as ruas continuam cheias.

No dia seguinte saio para caminhar pelo centro. Como este é um feriado importante na Europa, de sexta a segunda-feira, as ruas estão lotadas de turistas. Demoro um pouco para fotografar, não sei se pelo céu que está nublado ou pela minha falta de inspiração. Acho difícil representar com fotos o labirinto que é o bairro gótico. Os prédios são baixos, com três ou quatro andares. Sigo um roteiro sugerido pelo Lonely Planet. Nestas horas não há nada melhor do que caminhar e observar as coisas ao redor.

Volto para as Ramblas e vejo os artistas espalhados pela rua. Uns dançam, alguns fazem mímica e outros simplesmente tocam o seu instrumento em troca de algumas moedas. A presença deles deixa a cidade mais alegre. Entro no museu da historia da cidade, que fica sobre as ruínas de construções romanas, algumas de dois mil anos atrás. O museu é muito interessante, explica por que Barcelona é uma cidade tão compacta em relação a outras cidades do mesmo porte, e como a cidade resolve os seus problemas urbanísticos. Infelizmente não posso fotografar......... Ao comprar o ingresso com uma nota de € 50 percebo que o troco vem errado. Reclamo, e a moça me devolve a diferença. Vocês já viram isto em algum lugar?

Saio do museu e sigo as dicas do Lonely Planet para encontrar um restaurante. Os 2 indicados na minha região estão fechados! Ao procurar algum restaurante aberto encontro várias fachadas decoradas com grafites. Resolvo almoçar no Bell Amic (rua d`en Gignás, 25), pequeno e com uma comida honesta. A minha expectativa é fazer uma refeição rápida. Porém, como é costume na Espanha, o almoço é servido sem nenhuma pressa pela garçonete. Outra constatação: é permitido fumar, pelo menos nos restaurantes que conheci.

Saio do restaurante e o céu está completamente azul! Aproveito cada segundo para fazer as últimas fotos. À noite saio para dançar salsa. O metrô funciona até as duas da manhã, o que facilita bastante os deslocamentos. Vou ao La Paloma, uma casa com 102 anos de tradição. Porém, por conta de algum problema com a prefeitura (não consegui entender a placa pois estava em catalão), o lugar estava fechado.........

Uma coisa curiosa Barcelona é que em cada lugar o cartão de crédito funciona de um jeito. Para comprar o bilhete do metrô precisei digitar a senha. Nos restaurantes eles pedem a assinatura. E no McDonald´s tive que digitar a senha e assinar............ Em geral não consegui pagar os museus com o cartão, assim como em algumas fast foods tive que pagar com dinheiro.

Barcelona é uma cidade de grandes artistas. Alguns dos principais nomes da Espanha deixaram a sua marca por aqui, como por exemplo Gaudí, Picasso, Dali e Miró. Pelo pouco tempo que tive me dediquei a conhecer as obras de Gaudí. Visitei a Casa Batlló (o detalhe está na foto ao lado) e a La Pedrera. O estilo dele é único, de alguma forma até bizarro, mas me agradou profundamente.


Sem dúvida a obra mais marcante de Gaudí é a Sagrada Família (que aparece na foto ao lado). Trata-se de uma construção gigantesca e destinada a ser uma igreja. Foi iniciada enquanto ele era vivo há mais de 50 anos, e até hoje a obra está em andamento. Pelo ritmo atual eles calculam que estará finalizada em 2.020. Subir de elevador pelas torres possibilita uma visão panorâmica da cidade. Por outro lado, ao descer pelas escadas o percurso parece interminável!

A última obra de Gaudí que visitei foi o Park Guell (o ‘u‘ é acentuado com trema, mas não sei como fazer isto no meu teclado). Mais uma obra inusitada e grandiosa. O único problema é que o parque é invadido pelos freqüentadores no final de semana, e as vezes é difícil conseguir olhar os detalhes com calma.




Aproveitei para testar uma idéia que sempre tive vontade de fazer mas nunca havia realizado, que é fotografar os pés das pessoas. Antes que alguém diga: Edu, você não tem nada melhor para fazer? Eu afirmo que não tenho mesmo, e a melhor forma de descobrir, se vale a pena ou não, é por meio da experiência.

Quem me conhece bem sabe que eu adoro números e estatísticas. Como não poderia deixar de ser, estou registrando uma série de coisas que provavelmente não servirão para nada além do meu prazer. De qualquer forma, quem tiver curiosidade basta clicar em http://br.groups.yahoo.com/group/AVoltaaoMundodeEduardoFeijo/files e abrir o arquivo em Excel Estatísticas da Viagem 08-04-2007.xls.

Meu ultimo passeio foi em Montjuic (o ‘i‘ também tem trema), de onde é possível avistar o Mediterrâneo e o porto de Barcelona. Confesso que já estava bem cansado, pois andei muito nestes três dias em Barcelona. Tenho uma bolha nos pés que não me deixa esquecer. Mas valeu a pena!

Pela primeira vez na viagem consegui andar de bermuda. E o fato de ter andado de calça comprida durante quase um mês foi que parte da minha coxa ficou totalmente depilada, logo acima do joelho........ ficou horrível!

Veja as fotos de Barcelona em http://www.flickr.com/photos/eduardofeijo/collections/72157600052654600/

2 comentários:

Unknown disse...

Cara,

Acabei de ver suas fotos no meu 'briquedinho novo'. Um monitor de 24"... Ficam SHOW !!!

Divirta-se...

Abraços

Anônimo disse...

Cada sapatinho feio... Para completar o seu "Jogo do Corpo", falta vc fotografar os braços, as pernas, a barriga, as costas, o bumbum, os joelhos...

Beijos