segunda-feira, 30 de abril de 2007

Os templos do Nepal

(Katmandu, 29/04/2007 – 20h10) O principal motivo que traz o viajante para o Nepal são as suas montanhas. Os picos mais altos do mundo estão aqui, como o Everest, o Annapurna e vários outros do Himalaia. Mas o que mais chamou a minha atenção nestes primeiros dias são os magníficos templos que encontrei. No Nepal há uma curiosa combinação entre o Hinduismo e o Budismo. Mas como não sou um especialista no assunto, prefiro não tentar descrever com palavras. Ficarei somente com o registro fotográfico.

Você deve estar perguntando: Edu, você não deveria estar em um trekking neste momento? Sim, deveria... Porém, os ventos fortes impediram que o pequeno avião que me levaria até o inicio da trilha decolasse de Pokhara (a foto ao lado é do pico Machhaouchhere, observado do aeroporto). O pior é que não dá para saber com antecedência se o vôo será realizado ou não. Tem que esperar no aeroporto até que o piloto confirme a decolagem. Neste dia a espera foi de 4 horas, frustrando a mim e a mais 6 passageiros.

Vou explicar melhor: o roteiro de trekking considerado o melhor em relação à paisagem e à diversidade cultural é a volta dos Annapurnas. Este roteiro leva 18 dias. Quem não dispõe deste tempo pode fazer a metade do circuito e tomar um avião de retorno. No meu caso, como dispunha de apenas 4 dias, optei por ida e volta de avião.

Como eu não tinha mais tempo disponível resolvi voltar para Katmandu, e tive que me contentar com as fotos da janela do avião... A companhia aérea reembolsou todos os gastos. Quem me conhece sabe que eu adoro paisagens de montanha, e talvez possa imaginar o quanto eu senti não ter conseguido fazer esta trilha. O que me deixou menos frustrado é que esta não é a melhor época para andar pelas montanhas, pois o céu não é tão claro quanto em outubro e novembro. Ou seja, é um lugar para eu voltar no futuro............

Voltando a falar dos templos... Basta que você ande meio quarteirão em Katmandu para encontrar um templo, um santuário ou uma escultura. A arquitetura é peculiar e muito bonita, embora o estado de conservação nem sempre seja o melhor. O Nepal é um país muito pobre e você percebe facilmente a condição precária dos seus habitantes.

Aliás, andar pelas ruas é sempre curioso, pois motos, carros, rickshaws (foto ao lado) e pedestres dividem um espaço minúsculo, e a calçada, quando existe, é ocupada pelas lojas. O assedio dos vendedores é muito menor do que no Egito, e isto torna as caminhadas muito mais agradáveis. De uma forma geral os preços são bem em conta para o padrão brasileiro, e com R$ 35 por dia é possível conseguir um hotel bem localizado, simples e limpo, e fazer duas boas refeições.

O meu restaurante favorito em Katmandu é o Helena, nome da minha mãe. O restaurante é curioso pois fica espalhado em 8 andares! Para almoçar o melhor ambiente é a cobertura. Para jantar o melhor é ficar nas mesas com almofadas, onde você pode tirar o tênis e ficar a vontade. A luz de velas não é somente para dar um clima romântico, mas principalmente por que falta energia elétrica quase todo dia...

Uma das melhores coisas em Katmandu é que você não depende de transporte para fazer os passeios. O táxi somente é necessário para ir ao aeroporto ou para visitar alguma cidade nas proximidades. Este é um dos motivos pelos quais prefiro visitar cidades menores (tenho que me preparar psicologicamente, pois em breve irei para Delhi, com mais de 13 milhões de habitantes).

Andei até a praça Durban, no centro de Katmandu, onde fica o antigo palácio real (sim, o Nepal é uma monarquia) e uma série de belas construções. Encontrei um bom local para fotografar as pessoas. Infelizmente, como a conexão com a internet é ruim por aqui, você terá que aguardar um tempo até que eu consiga carregar as fotos.

Hoje fui visitar o Templo de Swayambhunath, construído em 1646 no alto de uma colina, muito bem preservado e com um ótimo visual de Katmandu. Umas das coisas curiosas deste templo é que há dezenas de pequenos macacos que ficam circulando livremente. Há várias de estátuas espalhadas ao redor do templo.


Ah, esqueci de falar: o fuso horário no Nepal é 8h45 adiantado em relação ao Brasil. Ou seja, enquanto eu escrevo este texto antes de dormir você está almoçando no Brasil.

(Delhi, 25/04/2007 – 01h30) O vôo de Londres para Delhi durou 8,5 horas e foi muito tranqüilo. Eu tinha três poltronas a minha disposição! Como o vôo foi diurno aproveitei para ler o Lonely Planet do Nepal do inicio ao fim... Umas 300 paginas... Ao chegar no aeroporto em Delhi o avião teve que esperar na pista durante uma hora até conseguir um terminal para desembarque. Esta é a Índia!

O fuso horário em relação à Londres é de +4,5 horas. Desta forma estou 8,5 horas adiantadas em relação ao Brasil. Como estou sem sono aproveito para escrever esta curta postagem. O meu vôo para Katmandu no Nepal é amanha pela manhã, então escolhi um hotel próximo ao aeroporto.

Ao sair da área de desembarque um sujeito bem aparentado me ofereceu um táxi. O preço era de 700 rúpias, cerca de R$ 30. Eu já sabia que o preço seria de no máximo 150 rúpias. Quando eu reclamei, ele reduziu para 600, então eu ofereci 100. Ele desistiu e foi embora. Fui ate o balcão de táxis pré-pagos e paguei as 150 rúpias... Como eu sabia o valor do táxi? Fácil, uns dias antes eu havia enviado um e-mail ao hotel para me informar...

Embora o hotel seja realmente muito próximo ao aeroporto, é barato e bem simples. Muitas pessoas já haviam me falado sobre os hotéis baratos na Índia, e este não é diferente. Há poeira espalhada pelo quarto e o chuveiro não tem água quente... Mas não terei problemas para tomar um banho frio, pois estamos numa época de calor.

2 comentários:

Leo Mayrinck Photos disse...

Que pena hein que nao rolou o treking, mas so de estar ai ja vale a pena e rola tambem aquele lance que vc disse ne, fica mais uma chance pra vc poder voltar...isso ai fico muito animado com a viagem parece que estou ai com vc com todos os detalhes que vc passa no blog...estou aguardando as fotos novas, visito o blog todo dia to me amarrando...abracao e boa sorte...leo

Anônimo disse...

Edu,

Ao ir a India, nao perca Agra - vide Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Agra_(%C3%8Dndia)
Abraço Mario