sábado, 2 de junho de 2007

Navegando no Vietnam!

(Bangkok, 01/06/2007 – 18h10) Meu único e exclusivo motivo para visitar o Vietnam era conhecer Halong Bay, um arquipélago com mais de 3.000 ilhas no litoral norte. A maior parte destas ilhas é de rochedos que emergem do mar, como o da foto ao lado. Ao contrario do que estamos acostumados a ver no Brasil, praticamente nenhuma ilha tem praia. Durante a minha viagem recebi varias recomendações para não deixar de conhecê-la. E valeu a pena!

A melhor forma de visitar Halong Bay é de barco. Fiz um mini-cruzeiro que incluiu uma noite a bordo, todas as refeições, a navegação pelos inúmeros canais e o translado desde Hanói (4 horas de estrada). O mar é muito calmo devido à proteção natural oferecida pelas ilhas. É um passeio caro, mas posso dizer que vale cada centavo. Comi lagosta, camarão, lula, peixes diversos e caranguejo. Tive a sorte de conhecer ótimos companheiros durante a viagem. Um casal de holandeses e 3 australianos, todos com muitas viagens na bagagem. Além da ótima companhia, ganhei várias dicas sobre a Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e Turquia.

Durante a navegação encontramos inúmeras casas flutuantes como a da foto. As ilhas não têm solo adequado para a agricultura. Desta forma, centenas de pessoas vivem nestas pequenas casas e sobrevivem à base de pesca. Mais recentemente, com o crescimento do turismo, eles desenvolveram barcos que funcionam como pequenas mercearias. Neles você encontra bebidas, comidas e algumas utilidades.

O barco tem uma lancha na qual exploramos algumas atrações da baia. Uma delas é uma lagoa que fica escondida por trás de uma pequena abertura na rocha (veja a foto ao lado). A lagoa é cercada por montanhas escarpadas e não há como atingi-la por terra. Exploramos também uma bela caverna iluminada em outra ilha (há outras 90 e poucas cavernas na região).

Este barco da foto é idêntico ao que fiquei. Do convés observo de um lado o por do sol e do outro o nascer da lua quase cheia (eu a fotografei cheia em Hanói). Veja no lado esquerdo da foto o mirante no qual se consegue uma vista panorâmica da baia. No dia seguinte acordo cedo para o nascer do sol, mas o tempo nublado não permitiu a foto que eu gostaria.

Chego no final da tarde em Hanói, e tenho tempo suficiente para uma rápida caminhada de reconhecimento. O Vietnam foi colonizado pelos franceses, o que é percebido nas construções de 3 andares do centro histórico. Muitas lojas de decoração ficam lado a lado. Como leigo, associo as peças com a China. Tudo muito barato! Acho que com R$ 500 é possível decorar tranquilamente um pequeno apartamento.

Atravessar a rua parece missão impossível! Não há semáforos, e as ruas são povoadas por motos. Os carros são minoria, e não há tuk-tuks. Um pequeno veiculo empurrado por uma bicicleta é utilizado para trajetos curtos (há um destes na foto ao lado). A recomendação que recebi é de atravessar a rua numa velocidade lenta e continua. Nunca corra ou pare bruscamente. As motos simplesmente desviam de você. Testei e realmente funciona!

Reservei um tempo hoje pela manhã para fotografar as pessoas nas proximidades de um templo taoísta. Confesso que é difícil distinguir entre vietnamitas, cambojanos e chineses. São todos parecidos! Vi muitos jovens. O Vietnam, como um dos tigres asiáticos, cresce de forma consistente e oferece diversas oportunidades de trabalho. Embora seja um país socialista, vejo nas ruas um clima de puro capitalismo. Alguém consegue me explicar esta contradição?

O Vietnam está investindo no turismo. Numa única rua, na qual procurei um quarto para a ultima noite em Hanói, encontrei 5 pequenos hotéis, todos novíssimos, limpos e com preços honestos. Descobri que há opções de trekking tanto em Halong Bay quanto em Sapa, perto da divisa com a China. O litoral é extenso, e há diversas praias bem recomendadas. As minhas 72 horas no Vietnam me convenceram de que este país merecia muito mais, talvez uma ou duas semanas. Veja as fotos em www.flickr.com/photos/eduardofeijo/collections/72157600291817321/

Cheguei há poucas horas em Ko Samui, uma ilha no sul da Tailândia. Agora estou num dilema. Acho que tirarei férias das minhas férias, deixarei a máquina fotográfica na mala, esquecerei o notebook e ficarei na praia sem fazer nada... A resposta virá em 3 ou 4 dias...

11 comentários:

Luis disse...

Olha só... Vietnã era um país que não estava em minhas listas até o momento. Mas já acho que vou ter que repensar isso. Ainda mais com essas fotos que eu vi no flickr. abraços

Anônimo disse...

Edu,
Jamais, em toda a minha vida, imaginei que o Vietnan tivesse tantas maravilhas! Adorei!!!
Beijos!

Leo Mayrinck Photos disse...

foi como a Pa disse ai, nunca imaginei isso tudo do vietnam, mas fiquei admirado e agora curioso por tudo isso que vc contou....bom como fotografo sei como é passar dias carrgando maquina laptop, e essas tralhas, e acho que essas ferias vai fazer bem pra vc mesmo, sem fazer nada, de bobeira mesmo, faca isso mesmo descanse a mente....abracao e feijo muito obrigado por tudo que temos conversado pelas respostas e por aguentar minhas perguntas...valeu mesmo abraco

WALDIRENE LIBERALLI-DUNCAN disse...

Edu!
Vc fotografou a "Blue Moon", sabia? Maravilha!
Um casal de amigos nossos já havia nos falado o quanto o Vietnam é bonito, mas estamos encantados mais uma vez com suas fotos!
O Neal falou que vc não poderia ter escolhido lugar melhor pra suas "férias": Ko Samui.
Enjoy it my friend!!!
Ouvi dizer que tem cada Tailandesa show de bola, verdade?
Beijos!!!
Wal & Neal

Anônimo disse...

fala feijó!
acho q esse tempo na praia sem fazer nada vai ser legal!
aproveita!
abracao

Unknown disse...

Levou snorkel??!!!rsrs...boas férias!!!!....tenho me deliciado com as postagens...bjks e se cuida!!!

Unknown disse...

Eduardo!!
Sou amiga da Monica, ela falou tanto de você que resolvi olhar.
Fiquei encantada com tudo, sua fotos são maravilhosas.
Um abraço

Anônimo disse...

Férias merecidas, contanto que tire o atraso no blog depois!rsrsrsrsrsr
Abraço e boa viagem
Tomás

Unknown disse...

Estou encantada!!!

Anônimo disse...

Oi Eduardo!Tenho um amigo que está morando no vietnam depois de rodar o mundo e está adorando.Ele insiste para que eu vá visitá-lo,e queria aproveitar e visitar meu irmão que mora em Brisbaine.Tinha medo pq pensava ser muito longe, mas qdo vi,por acaso, todo esse seu trajeto, me animei e vou procurar saber como faço!Parabéns e boa sorte!

Anônimo disse...

Uma pergunta como sao as ilhas do vietnam?Sao ilhas rochosas sao ilhas lindas com floresta