quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Os 10 principais desafios!

Você pode estar pensando: essa viagem é moleza! Com uns US$ 200 mil daria para viajar em 1ª classe, contratar intérpretes em todos os paises, carregar uns 100 quilos de compras, comer somente em restaurantes internacionais, dormir em hotéis 5 estrelas, e, se der saudades, dar uma passadinha pelo Brasil.....

E com 10% deste valor, o que dá pra fazer? Este é o 1º desafio! Com isto estabeleço as metas de gastos que terei durante a viagem, considerando passagens aéreas, refeições, estadias e passeios.

O 2º desafio é o da comunicação. Tenho uma boa base de inglês que será muito útil em diversos lugares. Mesmo assim preciso desenferrujar, perder a vergonha, falar sem pensar, com maior naturalidade. O meu portunhol fluente já me ajudou bastante em outras ocasiões. Mas como fazer em paises nos quais o inglês, o espanhol, e principalmente o português são completamente desconhecidos pela maioria da população? Como será “onde fica esta rua” no Camboja ou “o que temos para comer” na Zâmbia?

Nestes 6 meses estarei em contato com múltiplas culturas. Passarei por países com milhares de anos de história. Encontrarei religiões tão diversas quanto o hinduísmo, o anglicanismo, o cristianismo ortodoxo, o budismo, o catolicismo, o islamismo, entre outras. Conhecerei pessoas de diversas nacionalidades e de idades variadas. Como assimilar tanta informação? Este é o 3º desafio!

O 4º desafio é o das escolhas. O meu tempo é limitado. Quantos dias devo permanecer em cada localidade? Quais são os lugares mais significativos? Se um gringo me perguntasse sobre o Brasil, eu falaria que os melhores lugares são: Amazônia, Lençóis Maranhenses, Jericoaquara, Natal, Fernando de Noronha, Salvador e o litoral baiano, Chapada Diamantina, Pantanal, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Serra do Cipó, Itatiaia, Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro, Búzios, litoral norte de São Paulo, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Aparados da Serra, etc. Em 6 meses dá para conhecer bem o Brasil, mas se o gringo tem somente 1 mês, quais seriam as melhores escolhas? Aproveite e comente no blog sobre os seus lugares preferidos no Brasil.

O 5º desafio está relacionado com as longas viagens aéreas. Como resistir a esta maratona? Serão aproximadamente 50 mil milhas percorridas em vôos durante os próximos 6 meses. Isso quer dizer que eu, somando tudo, passarei 300 horas dentro de um avião, ou seja, mais de 12 dias inteiros! Como suportar a comida de bordo? E as pernas, resistirão às poltronas da classe econômica? Sem contar a interminável espera nas salas de embarque, os deslocamentos dos hotéis para os aeroportos, normalmente distantes do centro urbano, os procedimentos de imigração e de aduana, as mudanças de fuso horário, etc.

A alimentação corresponde ao 6º desafio. Na Inglaterra, na Itália e na Espanha em pleno verão, os gastos com alimentação são elevados e precisam ser bem administrados. No sudoeste asiático e na África a comida é bem diferente em relação ao que estamos acostumados, as condições de higiene nem sempre são as melhores, e há sempre o risco de não entender direito o que está escrito no cardápio...... Ouvi dizer que na Indonésia é comum colocar insetos em alguns pratos! Quero fotos!!! Imagino que eu vá comer muita tranqueira na viagem, em fast foods e em supermercados. Como me manter bem alimentado sem estourar o orçamento, sem crises estomacais e sem ultrapassar o meu limite técnico de 84 kg (hoje peso 82 kg)?

Dormirei em cerca de 80 camas diferentes ao longo da viagem! Sem contar os travesseiros, cobertores e as roupas de cama. Em muitos lugares ficarei em albergue da juventude, em quartos compartilhados. Provavelmente encontrarei alguns lugares barulhentos e quentes. Em algumas cidades o vôo chega durante a madrugada e não vai dar para escolher direito onde ficar. Isso me lembra a primeira vez em Madri, quando eu procurei uma pousada durante horas e acabei compartilhando um quarto com um iraquiano. Mais tarde descobri que ele usava heroína e tinha uma adaga dentro do quarto..... Desta forma o 7º desafio será como dormir bem nestas situações?

O 8º desafio é: como fazer a mala de viagem ideal? Encontrarei uma grande variedade de climas: final de inverno na Inglaterra, deserto quente no Egito, frio de montanha no Nepal, muito calor na Índia, risco de chuva torrencial das monções na Tailândia e no Camboja, calor em Bali, inverno nas montanhas da Nova Zelândia, calor na África e depois o verão tórrido na Europa. Certamente terei que lavar a roupa frequentemente. Além disso, tenho que carregar todo o equipamento de fotografia, o note book, os carregadores de bateria, adaptadores de tomada e os guias de viagem. Todo este volume deve caber em uma mochila e em uma mala de 20 kg. Será possível?

Eu acredito muito na minha força de vontade e na minha determinação. Mas isso pode não ser suficiente para superar os obstáculos que eu encontre na viagem. Assim, o 9º desafio é o de vencer os medos e os obstáculos que venham a me atormentar durante o percurso. Medo de ficar sozinho, medo de desanimar, medo de me perder, doenças, dores, notícias ruins, cansaço, desconforto, etc. Será que eu consigo?

O 10º desafio é o mais difícil! Como superar a saudade, que eu certamente sentirei, de todas as pessoas e coisas que eu gosto? Da minha família, dos meus amigos, da alegria do Brasil, de falar português, do nosso clima, do futebol (acho que não, pelo visto vai ser mais um ano difícil para o Palmeiras), do meu apartamento, da minha cama, de dançar forró, de comer empanadas perto de casa, da pizza na 1900, do quibe no Dib, do sushi no Koi, do café da manhã na padaria, da festa do divino em São Luiz do Paraitinga, de correr no Ibirapuera, do “inverno quentinho” em Tapiraí, do piquenique anual em Campos do Jordão, etc.

Realmente, não será fácil!

9 comentários:

Anônimo disse...

Feijó,

São 10 principais e grandes desafios, com certeza!! Mas isso é que vai dar um gostinho mais especial em realizar esse seu grande e maravilhoso sonho! E também, gerará muita história para contar....
Vou acompanhar daqui do Brasil, torcendo muito por você. Quem sabe te encontrar em algum ponto do seu roteiro e viajar juntos.

Realize o sonho e seja muito feliz!! É para isso que estamos aqui....

Um grande beijo
Mônica Berti

Anônimo disse...

Você já me deixa cheia de saudade só de falar assim... Meus olhos encheram de lágrimas quando cheguei ao seu 10º desafio... Sei que tudo dará certo e que você aproveitará da melhor maneira possível essa longa viagem. Mas mesmo quando estiver bem distante, lembre-se sempre que: Eu amo muito Você!!!! Lindo!!!
Ps.: Acho que isso renderá muitos presentinhos..rs
Um beijo enorme da sua "ïrmãzinha"
Ju

Anônimo disse...

Edu,
Vamos ver se agora eu acerto para colocar algum comentário. Vamos lá:
Bom, primeiro quer te parabenizar pelo Blog, está muito legal mesmo. Apesar de também aquariano, tenho certeza que não teria a disposição que você tem para enfrar tudo isso. Cara, te admiro por isso mesmo.
Tenho certeza que vai ter muita coisa para contar e claro, farão muito sucesso e darão muita riqueza ao seu livro, mais um sonho, como você comentou.
Estarei acompanhando e acessando o Blog para ver notícias e desfrutar um pouco da viagem com você.
Abração e tudo de bom. Muita saúde e aproveite tudo.
Ronaldo.

Unknown disse...

Amigo querido...

Lendo seus 10 desafios, me lembrei de algumas viagens que fiz na vida, nada comparável á sua grande aventura.
Certamente nada é previsível. Uma viagem minha á Jeri (aliás, é um dos lugares mais lindos que eu já conheci na vida) me fez ano passado ir até Portugal, dá pra acreditar?
Com certeza os desafios serão enormes, mas tenho absoluta certeza que nenhum deles vai te desanimar. Muita gente vai cruzar seu caminho, muitas coisas podem acontecer tb e mudar seus destinos e (ou) até mudar sua volta (espero que volte...rs)
Talvez seu maior incomodo vá ser mesmo, suas pernas nas poltronas de classe econômina, "HOMEM FIRST CLASS"

E quanto a saudades, vou ficar 6 meses preparando uma festa de arromba daquelas pra sua volta, tá?

Bjokassss

Morgause disse...

Oi Du,

Que chorão cara! É desafio até arrumar a mala amigo? Homem é só botar um jeans no corpo e outro na mala! Lavanderia tem p todo lado!
E ingles voce tira de letra!O resto a gente vai longe com linguagem corporal e este sorriso brasileiro que vc tem!
Desafio nada meu amigo vai ser só diversão, noites mal dormidas alguns dias sem tomar banho, mas vai ser um otimo! Relaxa e curta.
Ei está viagem não inclui um pulinho aqui na Suécia não?
Garanto hospedagem!
Beijao
Paty

Unknown disse...

Deixo aqui um trecho de um texto que acabei de ler:

"...para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados, não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso, se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas. Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde esta, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois,
...Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."


"Um Meio ou uma Desculpa"
Roberto Shinyashiki

Anônimo disse...

Este desafio não é para qq um. Este blog não vai comportar tantas fotos depois deste novo período. Será necessário uma galeria. Não pude comparecer ao seu niver, mas a presença estava com a Berti. Neste novo ano de vida, muita sorte, cabeça prá frente e saúde. O resto sai no leite.
As experiências trocadas, o respeito profissional e a honestidade são virtudes que você sempre deixou aqui nesta empresa. Mantenha este blog atualizado e manteremos você sempre a par das notícias do Brasil (Lula's Tricks, Subways Disaters etc.).
Para manter a forma, corra. Não precisa de investimentos ($$$$), somente disposição.
Abraços mil
Damazio

daniqueija disse...

Ai, tem até newsletter da viagem. Esse homem é muito chique!!! hahahaha

Fabi Fernandes disse...

Oi, Edu. Só hoje conheci seu blog... 3 anos depois de você escrevê-lo. E essa é a maravilha de ter um "diário" como esse na Internet: sempre podemos abrí-lo e ler suas páginas. Eu conhecendo os lugares por onde passou e suas experiências. Você revivendo cada uma delas quando retorna aqui para ler algum trecho.
Isso é mágico.
Xará aquariano, seus sonhos são compartilhados. E um dos meus, com certeza, é dar uma booooa volta ao mundo. Por isso vou devorar suas páginas.
abs,
Fabiana