domingo, 11 de fevereiro de 2007

O roteiro!

O roteiro da Volta ao Mundo não surgiu em um único sonho. Ele foi sendo construído e alterado a partir de diversos acontecimentos, e foi influenciado por várias pessoas. Tudo começou em outubro de 2006 na viagem para o Atacama. Fiquei contagiado pelo espírito aventureiro dos viajantes europeus e americanos que faziam viagens longas pela América do Sul, durante 6 meses ou até mais. Alguns de vocês sabem que há uns 12 anos eu também fiz uma viagem longa, pelo nordeste brasileiro, durante 3 meses em pleno verão.

Por outro lado, a idéia de sair do emprego amadureceu. É claro que isso criaria um problema, pois eu não tinha nenhuma oportunidade em vista. Foi ai que surgiu a 1ª idéia concreta: aproveitar o tempo livre e fazer um curso de inglês no exterior, possivelmente no Canadá. Depois do inverno, é claro! Em algum momento o Caminho da Santiago invadiu os meus pensamentos como uma outra forma de aproveitar o tempo livre. Resumo do Atacama: sonhos anotados e o Edu de volta para São Paulo.

No trabalho escutei as histórias da viagem da Renata para a Índia. Contagiante, ela facilmente me convenceu de que a Índia era o meu próximo destino. Em dezembro saí do emprego e aproveitei os últimos dias do ano para visitar algumas exposições de fotografia. Numa destas tardes vi uma série de fotos maravilhosas da Croácia expostas no Conjunto Nacional. Era mais um pais que entrava para a minha lista........


Fui para o reveillon no Rio de Janeiro com uma idéia preliminar da viagem, que começaria no Canadá, passaria pelo Caminho de Santiago e por fim a Índia. O plano inicial previa 1 mês em cada localidade. A Croácia ficaria para outra ocasião. No Rio mais influências: o André havia feito o curso de inglês na Austrália e achou o máximo. Bastaram alguns minutos para que eu trocasse o frio canadense pelo verão australiano. Poxa, mas para chegar na Austrália eu poderia fazer uma conexão na África do Sul.... por que não???

O Miguel era espanhol e também controlador de vôo. Ele me deu uma dica que me ajudou a dar liga para este roteiro: em Londres se vendiam tíquetes aéreos que davam a volta ao mundo por preços bem razoáveis. Não deu outra. Voltei para São Paulo e passei alguns dias na internet pesquisando as opções disponíveis. Nesta momento o roteiro estava África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Itália e o Caminho de Santiago, em cerca de 4 meses. Quem me conhece pode imaginar quantas planilhas em Excel eu tinha neste momento............. afinal de contas, o orçamento tinha um limite!

Li o livro A Viagem de Théo, de Catherine Clément, que conta um pouco da história das religiões por meio de uma viagem por Israel, Egito, Grécia, Vaticano, Turquia, Índia, Indonésia, etc. Muito bom!
Neste momento apareceram mais influências. Num happy hour com a Maria Clara e suas amigas, todas com muitas viagens no currículo, surgiu a idéia de aproveitar melhor a estada na África para conhecer outros paises. Novamente surgiu a Croácia na conversa, e pela primeira vez a idéia de fazer o curso de inglês na Inglaterra ganhou espaço. A Katu havia feito curso em Londres e também apoiou a mudança. A viagem teria uma duração de 5 meses, e o orçamento começou a ficar apertado.

A Juliana com suas viagens e seus guias deram o contorno final da viagem: inglês em Londres, maior permanência na África e a inclusão obrigatória do Nepal, da Tailândia, de Bali (na Indonésia) e do Camboja. Não teve jeito, tive que cortar algumas coisas, o Caminho da Santiago ficou para uma outra ocasião, a permanência na Índia foi reduzida e..... o orçamento estourou! Mais pesquisas na internet, mais consultas aos amigos viajados e pronto! O roteiro estava fechado com 6 meses de duração.

Felizmente tive tempo de fazer uma mudança importante. Fazer o roteiro no sentido anti-horário faria com que eu pegasse as monções no sudoeste asiático, o que poderia comprometer bastante a viagem. Ao inverter o sentido da viagem consegui também alguns horários melhores para os vôos. Nesta horas dá pra perceber como é importante um bom planejamento!

5 comentários:

Anônimo disse...

Querido amigo,
sonhar e o melhor caminho e amigos para compartilha-los faz este sonho tornar-se realidade..... lindo comeco (bem sabe como e em londres nao tem c cedilha!!!!) beijos de sua amiga JU (uma canceriana ariana......com final liana...)

Um dia de domingo disse...

Pooxa, Edu
Como viajei nas suas palavras.
Se não me engano deixei sonhos parecidos com estes lá atrás......1985.Agora fraldas, chupetas, futebol, baladas dos filhos e novos sonhos diferentes.

Um dia de domingo disse...

.......e, completando....aqueles antigos sonhos ainda existem e quem sabe um dia.......???
Que legal! Você é corajoso. Estarei acompanhando sua aventura de longe e, quem sabe, nos vemos em Londres.
Bjs
Sonia

Angelvn disse...

Oi Edu...
Meuuu que legallll
achei vc procurando sobre volta ao mundo
esse posso dizer, que hoje em dia é meu maior sonho. E quando penso em, casar, comprar casa,, penso... não mais e a viagem.
Ela ainda está na coluna C de sonhos.
Já pensei em viajar de bike, esporte, resistencia, e economia, mais não ando hoje em dia tanto de bike.
Viajar requer uma boa grana,, quanto vc precisou?
tem como trabalhar nas regiões?
Conseguiu algum patrocinio.
uhuhuhu
vai chegar a ser sonho A.
bjss

Fabi Fernandes disse...

Edu... você é como eu!! Me vi no seu post, quando vc comentou das ideias brotando nas conversas com os amigos, a ânsia de conhecer esses lugares todos e, principalmente, as milhares de planilhas de Excel. Eu sou mesmo como você!! E vamos por aí viajando por esse mundão (ou Brasilzão, como ainda é o meu caso).
abs,
Fabiana