sexta-feira, 18 de maio de 2007

As cores da Índia!

(Delhi, 17/05/2007 – 23h00) A Índia é o reino das cores! Não há nada melhor para um fotógrafo do que encontrar a sua disposição uma infinidade de combinações cromáticas. A comida, predominantemente vegetariana, tem um colorido especial que aguça o paladar antes mesmo de ser provada. Nas pinturas e em outras obras de arte as cores são utilizadas sem economia, com resultados harmoniosos e fotogênicos como o pavão ao lado.

Exemplos adicionais são encontrados na arquitetura indiana. Em pleno deserto do Thar, onde o material comumente utilizado na construção civil é a pedra de areia (marrom claro, em geral), o uso de arcos provoca um agradável efeito degrade. O mármore é largamente utilizado nos palácios, e a melhor representação é o Taj Mahal (falarei dele abaixo). Algumas cidades foram propositalmente pintadas de azul (Jodhpur) e rosa (Jaipur) por desejo de antigos marajás.

No entanto, o espetáculo colorido mais autentico e generoso você encontra nas ruas. Basta olhar para as roupas das pessoas, e uma simples fila para comprar o bilhete de trem se transforma em uma passarela de cores. Azul, vermelho, rosa, amarelo, verde.... Isoladamente ou compostas, as cores formam um primeiro plano vibrante e alegre sobre um fundo cinza, que representa a pobreza e a falta de limpeza das cidades. Acredito que a distancia entre amar ou odiar a Índia corresponde a distancia entre olhar para o primeiro plano colorido ou para o fundo cinza. Para ver fotografias das pessoas na Índia clique em www.flickr.com/photos/eduardofeijo/sets/72157600207574972/

Das cidades que visitei, Udaipur é considerada a mais romântica. Tem um belo lago, 2 palácios, diversos mirantes para observar o por do sol e não se vê tanta pobreza como em outros lugares. Se eu fosse recomendar uma aclimatação suave à realidade da Índia, Udaipur seria a primeira escala (considerando as cidades que visitei), seguida por Jodhpur. O passeio de barco antes do por do sol é imperdível! E o show de danças típicas do Rajastão também é muito bom.

Na baixa temporada é possível conseguir um ótimo hotel por um preço bem razoável. Alias, eu desenvolvi uma técnica bem eficiente para negociar os preços dos quartos: 1 ou 2 dias antes de mudar de cidade eu envio um e-mail para 5 hotéis que eu escolho pelas indicações do Lonely Planet. No e-mail eu informo o quanto eu posso gastar, em geral 50% do valor da diária que eu olho antecipadamente no site de cada hotel. Em média recebo 2 respostas afirmativas, e com isso consigo otimizar o meu orçamento.

Em seguida fui para Jaipur, uma cidade que não estava nos meus planos pois a descrição do Lonely Planet não me agradava. Cidade grande, com muito assedio de vendedores e mendigos... Mas como eu tinha tempo disponível e Jaipur fica no caminho para Delhi resolvi incluí-la no roteiro. E Jaipur foi uma agradável surpresa! Primeiro por que conta com 2 ótimas atrações, o City Palace e o Amber Fort (o macaco da foto estava nos arredores do forte). Segundo por que pude caminhar tranquilamente pela cidade sem ser importunado. E terceiro por que tive um dos melhores jantares da viagem no restaurante da OM Tower, especializado em comida vegetariana e que fica no alto do edifício. O restaurante é giratório, garantindo 360 graus de vista panorâmica. O jantar foi composto de entrada, prato principal, sobremesa e mais 2 refrigerantes. E o preço........... R$ 25,00! E aceitava cartão de crédito, fato raro nos restaurantes da Índia.

Em Delhi não fiz muitos passeios, pois me concentrei em estudar o guia da Tailândia, fazer backup das fotos e comprar um tênis e uma mala novos, pois os antigos (que já estavam bem usados antes desta viagem) entregaram os pontos. Os preços na Índia são muito bons se comparados aos do Brasil (minha estimativa é de 50% menores para produtos similares). Aproveitei para comer no Pizza Hut e no Friday’s... O melhor passeio em Delhi foi o bastante interessante National Museum.

Fiquei 2 dias em Agra, onde fica o maravilhoso Taj Mahal. A viagem de trem dura 2 horas e é bem confortável. Por todos os ângulos a construção é espetacular! Esta é a atração turística mais popular da Índia, e embora fosse baixa temporada havia muitos freqüentadores indianos. Imagino que na alta temporada o passeio fique prejudicado pela multidão.

A construção tem pouco menos de 400 anos e é conservada com muito cuidado. Há uma área verde de 500 metros ao redor do complexo onde não são permitidos automóveis e outros veículos poluentes. Tudo para preservar o mármore branco que recobre 100% do Taj Mahal. Em Agra também visitei o forte da cidade (nada muito especial) e a cidade de Fatehpur Sikri, antiga capital da região e que foi abandonada após poucos anos de uso pois o abastecimento de água era deficiente. Com isso, o forte e a mesquita construídos há mais de 400 anos estão num estado de conservação invejáveis.

Uma cena marcante: assim como eu observo as pessoas com curiosidade, eles também me olham da mesma forma. No City Palace em Udaipur fiquei com vontade de fotografar algumas pessoas que estavam numa roda, aparentemente da mesma família. Eu olhava, procurava uma posição discreta, mas não conseguia bater a foto. Eles não paravam de me olhar. No fim perguntei para uma das crianças se eu podia fazer a foto. A minha intenção era a menina, mas no mesmo instante a família toda sorriu e se preparou para a foto. Depois do quebra gelo ficamos amigos, e tirei varias fotos deles durante o passeio.

Hoje finalizei o meu roteiro na Índia. Se eu tiver uma nova oportunidade voltarei para cá no futuro, incluindo as cidades do sul do país. Para ver as fotos da Índia clique em www.flickr.com/photos/eduardofeijo/collections/72157600206950912/

=========================
=========================
=========================
=========================
===================================

Para quem gosta de estatística: hoje completo 66 dias de viagem, que correspondem a 35% do roteiro planejado. Passei por 23 cidades em 6 paises. Se considerar as viagens em avião, trem e ônibus eu rodei até agora quase 38 mil km, que correspondem a 94% da circunferência da Terra na linha do Equador. Já dormi em 33 camas diferentes!

===================================

Fiz contato com o casal Fernando e Marilia, que completou uma viagem de volta ao mundo e tem histórias engracadíssimas na Índia. Quer quiser conhecer os relatos clique em http://vidasimples.abril.com.br/voltaaomundo/index.shtml?pais=Índia
===================================
(Bangkok, 19/05/2007 – 17h30) Cheguei a pouco em Bangkok, na Tailândia, e mais tarde farei um vôo domestico até Chiang Mai, onde começo a fotografar depois de quase 2 dias de muitas horas em aviões e aeroportos. No caminho até aqui passei por Singapura, uma ilha-cidade-país que fica próxima da linha do Equador.

Em Singapura tive 20 horas disponíveis, suficientes para conhecer o aeroporto, o metrô e o albergue da juventude onde dormi. O aeroporto é um dos mais modernos que conheci, comparável ao de Dubai nos Emirados Árabes. O processo de imigração é simples e rápido. Dentro do aeroporto há diversos quiosques com internet grátis e muuuuuuuuitas lojas.

A estação do metrô, também super moderna, fica dentro do aeroporto. As pessoas são jovens e me pareceram muito animadas (ok, era uma sexta-feira). Eles usam roupas como as nossas, ocidentais. Cheguei ao albergue e em poucos minutos fui para a Orchard Street, principal rua turística e comercial. Meu objetivo não era comprar nada (primeiro por conta do orçamento e segundo por que não cabe na minha mala), mas para observar o movimento. Pelo que pude perceber, os preços são ligeiramente maiores do que no Brasil. Infelizmente, como era noite, não pude fazer a minha sessão de fotos das pessoas. Comi carne de caranguejo a milanesa e voltei para o albergue.

Depois de conhecer paises menos desenvolvidos como o Egito, o Nepal e a Índia, é chocante passar por Singapura (no bom sentido, é claro!). Parece um país europeu habitado por chineses.

7 comentários:

Leo Mayrinck Photos disse...

demais, demais, lindas as fotos da india, sempre tive essa visao de cores da india e isso me encanta, acho que quando for nao vou conseguir ir embora, de tanta foto que vou tirar....parabens
bom feijo to adorando a viagem e ancioso pela thailandia, tenho amigos thailnadeses aqui nos EUA e eles contam muito do pais, e a comida é bem picante hein cuidado...aguardo novas aventuras e novas fotos....abraco

WALDIRENE LIBERALLI-DUNCAN disse...

Edu lindo!
To acompanhando o seu blog e estava traduzindo pro Neal "As cores da India". Meu, nos estamos encantados com suas aventuras. E o Neal, curioso como ele eh, fica me perguntando os minimos detalhes...e ainda bem que vc tbm eh detalhista! Me ajuda muito...
Nao vemos a hora de vc contar sobre a Tailandia - o Neal ja foi e diz q nada se compara a beleza de la. Mas na verdade nao vemos a hora de vc contar as aventuras na Africa do Sul...pais q sonhamos visitar em breve.
Te adoro Edu e estou curtindo muuuuito as suas historias.
Beijos!
Wal
wliberalli@yahoo.com

Anônimo disse...

Feijó:
Parabéns pelos post (ricos em detalhes,como foi dito!)estou acompanhando sua viagem e obrigado pela atenção nos e mails, tirando minhas dúvidas
PS: fotos fantásticas tbém, no aguardo de novos posts!!!
Abração!
Tomás

Anônimo disse...

fala feijó,
passando pra acompanhar como foi esses dias ai na viagem...
entao o taj continua limpinho hehehe, ao contrario de uma reportagem q eu li no terra! q bom!
as fotos sao lindas! a india eh muito interessante!
abracao ai!
sucesso!
ah, no email pro hotel diz q vc so tem 25% do valor, ve se cola! hehehe

Luis disse...

lindas as fotos da índia. sempre tive curiosidade de ver mais sobre esse lugar, mas não passava de reportagens, etc. Acho que as fotos tiradas por quem está numa viagem, como essa volta ao mundo, parecem passar algo diferente. Bem legal. Obrigado pela visita no meu blog. Abraços!

Indi(a)screet disse...

Este tio das cobras já é meu conhecido, mas tua foto P&B dele fico EXCELENTE.
Imagine só Edurado que o cara me chamou e incistiu pra eu sentar ao lado dele a 20 cm de distância da cobra (réptil)!!!!
Eu deixei um troco pra ele e cai fora. meu marido filmou a cena sureal.

Anônimo disse...

cara, foi aqui onde consegui as melhores informações sobre a India, as fotos são lindas, de arrepiar, e descobri seu blogger pois estava procurando informaçoes sobre a baixa temporada de lá, e algumas dicas. se vc puder fornecer mais algumas agradeço, inclusive a baixa temporada.
abraços
Marcelo bianchi
bianchi.arq@gmail.com